É um projeto sócio educativo, complementar à escola, que desenvolve atividades voltadas à promoção da qualidade de vida e ao desenvolvimento integral a 80 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social e ou pessoal de bairros periféricos, oferecendo-lhes um trabalho através de encontros de sensibilizações e oficinas de informática, capoeira, canto coral e Teatro; completado por um acompanhamento sociopedagógico e aulas de apoio escolar. O projeto busca a inclusão social e a promoção da resiliência dos participantes, prevenindo, assim, o risco deles ingressarem na marginalidade e possibilitando a construção de um futuro mais justo e digno.

Objetivos:

Promover a inclusão social e a resiliência de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social de bairros periféricos de Bacabal MA. 

Objetivos específicos

  • Resgatar e desenvolver a autoestima e a consciência crítica das crianças e adolescentes; 
  • Desenvolver suas potencialidades físicas, artísticas, cognitivas e musicais.
  • Melhorar a sua resistência às drogas e a criminalidade;
  • Diminuir o risco de evasão escolar e ingresso na marginalidade; 
  • Elevar o nível de participação ativa na vida das suas famílias, escolas e comunidades
  • Oferecer um espaço de referência onde as crianças e adolescentes se sintam acolhidas e respeitadas; 

Atividades e Metodologia:

Buscamos o alcance dos objetivos através de atividades sócio-pedagógicas sempre levando em consideração três aspectos importantes para alimentar as necessidades de cada criança como “ser” integralmente:

PENSAR: Rodas de conversa, reforço escolar e alfabetização básica, aulas de informática, leitura, produção textual e criação de paródias

SENTIR: atividades artísticas/ culturais (Música, circo, teatro, expressão corporal, relaxamentos, capoeira, desenhos, pintura, artesanato)

AGIR: brincadeiras, jogos, dinâmicas, esporte, recreação, apresentações, passeios

O nosso trabalho está sendo desenvolvido através de mini- projetos relacionados a um tema gerador. Os mini-projetos são planejados e preparados pela equipe pedagógica do Projeto VAMOS! CRIANÇA de acordo com a realidade concreta do público atendido.

Localidades do projeto:

BAIRRO NOVO BACABAL

Centro Comunitário Paulo Freire

Avenida Brasília, 210

BAIRRO ALTO DA ASSUNÇÃO

Centro Comunitário 

VP 06, s/n

Aguarde..