Roda de Conversa entre equipe do CREAS e Equipe Vamos! sobre a Temática Abuso e Exploração sexual de Crianças e adolescentes.

Por Associação em 12/05/2021
Roda de Conversa entre equipe do CREAS e Equipe Vamos! sobre a Temática Abuso e Exploração sexual de Crianças e adolescentes.

Hoje dia 11 de Maio, foi realizado através da plataforma Google Meet um encontro entre a equipe Pedagógica do Projeto Vamos Criança e uma equipe do CREAS. Neste encontro foi possível, além de fortalecer a parceria, dar esclarecimentos sobre os sinais de abuso sexual e outras violências, e ainda como agir diante de casos suspeitos.

O diálogo foi motivado principalmente pelo amor, cuidado e a proteção, que devemos assegurar às nossas crianças e adolescentes.

Contamos com a mediação da psicóloga Luanna Nery, que enfatizou: “O abuso sexual é um crime muito difícil de sinalizar, pois pode ocorrer tanto no âmbito familiar, na escola, na universidade. Por esse motivo, é importante estarmos atentos a qualquer mudança de comportamento, como: mudanças repentinas de humor, isolamento social, alterações fisiológicas, interesses sexuais não esperados pela idade... É preciso estar sempre atento a esses sinais. Caso constatado, os órgãos responsáveis devem ser acionados.”

A Assistente Social, Francyane Carneiro, que participou da roda de conversa destacou: “O atendimento especializado às crianças e aos adolescentes vítimas de abuso sexual deve ocorrer nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS). Os CREAS promovem orientações e apoio especializado e continuado de Assistência Social a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para denunciar casos de abusos procurem os canais de denuncias: Delegacia da mulher, Disque 100, Conselho Tutelar, CREAS e CRAS.

“Este encontro foi muito rico, pois nos proporcionou aquisição de conhecimentos e compartilhamentos de experiências do nosso trabalho. Desta forma adquirimos mais segurança de como lidar sobre esta problemática, as formas de abordagem, de observação, de cuidados e delegar o problema aos órgãos competentes. Estas informações, sem dúvida, contribuirão para que nosso trabalho seja fortalecido no combate ao abuso de exploração de crianças e adolescentes” enfatiza a professora Cléia, Educadora do Projeto Vamos!. 

Contamos, também, com a participação da Coordenadora do CREAS, Leonice Rodrigues e da equipe pedagógica do Projeto Vamos.

Esta é uma das atividades que estamos desenvolvendo em parceria com o CREAS sobre a temática.

Atenciosamente,

Equipe Vamos!

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..