Equipe Vamos! participou de uma formação com a temática: TRANSFORMANDO VIDAS: Proposta de reflexão sobre o trabalho dos agentes sociais do “Projeto Vamos!”.

Por Associação em 14/02/2023

Sabemos que um dos principais objetivos da formação continuada é despertar o desenvolvimento de habilidades, para melhorar o trabalho e a convivência em qualquer instituição.

Nesse sentindo, primando por ressignificar o trabalho dos educadores sociais do Projeto “Vamos!”, é que no período de 01 a 06 de fevereiro do corrente ano, toda equipe participou de atividades formativas e planejamento das ações para o ano de 2023, com a temática: TRANSFORMANDO VIDAS: Proposta de reflexão sobre o trabalho dos agentes sociais do “Projeto Vamos!”.

Nesse encontro, contamos com a colaboração da professora Ana Claudia e da coordenação da Associação Vamos, que proporcionaram momentos de reflexões sobre o perfil dos participantes, educadores, educandos, famílias e comunidades assistidas pelas ações tanto da Associação quanto do Projeto Vamos!

A formação continuada das atividades do Projeto Vamos! para 2023, iniciou-se com os educadores e voluntários do Projeto. Em seguida, foram inseridos os membros da Associação, pois esta constitui elemento essencial para o desenvolvimento de parcerias com as comunidades atendidas e outras instituições. Essa integração e interação possibilitou uma enriquecedora reflexão na ação.

Segundo ressaltou a educadora Cleia: “As reflexões nos fizeram pensar em novas estratégias para solucionar problemas existentes no nosso trabalho e estreitar as relações com nosso público e comunidades assistidas. Agradeço esta oportunidade, pois foram dias de muitas aprendizagens".

As palavras da educadora Cleia só comprovam que, a participação efetiva de todos contribui para o desenvolvimento de uma consciência crítica, libertadora e transformadora. O que constitui a essência do nosso trabalho social. Haja visto que, o educador social, em uma perspectiva comunitária, precisa estar aberto e disponível para ensinar e aprender.

Sabendo, então, onde estamos e como queremos alcançar as metas propostas para 2023, é que agradecemos a toda equipe do Projeto Vamos! pela participação efetiva nesta nossa jornada de conhecimento.