Por Associação em 07/02/2024
FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS DO PROJETO VAMOS 2024

Durante as tardes dos dias 5 e 6 de fevereiro, os educadores e educadoras sociais que compõem o Projeto Vamos estiveram reunidos em mais um lindo encontro formativo, que teve como tema mediador dos estudos e das atividades desenvolvidas nestas duas tardes, o seguinte: “AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES E AS POTENCIALIDADES DOS DIFERENTES SUJEITOS, COMO NORTEADORAS DA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROJETO VAMOS”.

O encontro, ministrado pela formadora Ana Claudia Rodrigues, especialista em Educação do Campo, Educação para as Relações Etnicorraciais e de Gênero, teve como objetivo principal: analisar, dentro do contexto das ameaças atuais, as situações de vulnerabilidades que colocam em risco o futuro dos educandos do Projeto, bem como as capacidades e as potencialidades dos lugares e territórios em que eles estão inseridos.

 

As reflexões realizadas giraram em torno da essência existencial do Projeto Vamos e que lhe confere uma identidade própria, que é a “Pedagogia da Ressignificação”, pois todas as ações não são pensadas e nem executadas de cima para baixo, mas nascem no chão do Projeto com a participação ativa de todos os membros que o compõe e, especialmente, das necessidades dos educandos. Ou seja, é uma “pedagogia” do educando, para o educando e, assim, ajudá-los a ressignificar suas vidas, a partir de uma perspectiva diferente e ficarem, potencialmente, com mais recursos ou ter mais opções sobre como reagir.

As atividades, as dinâmicas, os estudos e as discussões desenvolvidas durante este encontro ressignificou todo grupo, pois foi possível sentir alguns benefícios que a ressignificação pode trazer para nossas vidas, enquanto educadores, e para a vida dos nossos educandos, tais como:

  • Ter o poder de transformar experiências negativas em aprendizados;
  • Encontrar nas adversidades forças e motivação para continuar;
  • Ver nos desafios uma oportunidade de crescimento;
  • Aprender a ser grato pelas dificuldades, pelos ensinamentos que cada uma delas traz;
  • Não se vitimizar e assumir o papel de protagonista da própria história;
  • Reclamar cada vez menos;
  • Desenvolver a autoconfiança necessária para seguir em frente.

É com essa renovação espiritual, emocional, pessoal, profissional e porque não dizer, renovação humana na sua integralidade, que conduziremos nossas atividades em 2024 mais fortalecidos, para poder fortalecer nossos educandos.

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